AMAR A SI MESMO

imperfeições humanasParticipante: Amar ao próximo é aceitá-lo como ele é? Amar a si mesmo, o que é?

Amar ao próximo é respeitar o livre arbítrio dele, o direito dele ser estar e fazer o que quiser. Vocês falam tanto e defendem tanto o seu livre arbítrio, mas saem correndo para roubar o livre arbítrio dos outros. A liberdade de ele fazer o que quer deve ser sempre mantida, mesmo que o que queira seja contra você.

Já amar a si mesmo, depende… Amando a si mesmo como ser humano, é defender os seus interesses humanos. Cada vez que age no sentido de defender os seus interesses humanos, está se amando. Agora, se você busca a elevação espiritual, amar a si mesmo é defender esta busca.

Amar a si mesmo é defender aquilo que você quer para si. É desta definição que surge o problema para os espíritos durante a encarnação. Vocês se dizem espiritualista, dizem que estão buscando a Deus, mas só defendem a sua materialidade. Se parassem com a busca da elevação espiritual e vivessem fundamentados no sistema humano de vida, não haveria problema algum.

O problema da maioria dos espiritualistas é que eles fazem como o ditado: vivem com um olho no peixe e outro no gato. Lembro-me de uma moça de são Paulo que me disse: ‘Joaquim, quando estou aqui tudo fica simples, fácil, e eu amo você. Quando saio e começo a ouvir o que foi dito fico com raiva de você e nem quero saber sobre o que você ensina’. Eu disse a ela: ‘isso acontece porque aqui vocês estão trabalhando as suas mentes para aceitarem o que digo; quando estão lá fora, trabalham com suas mentes presos ao que ela diz’.

as imperfeições humanas