Participante: para o espírito só existe o filminho que passa no momento para ele existir. Sendo essa afirmação verdadeira, pergunto: como fica a memória citada pela ciência?

Você afirma que para o espírito existe apenas o filminho que passa no momento, mas essa informação não é verdadeira. Isso não existe apenas para o espírito, mas também para o ser humano.

Tanto para o humano como para o espírito a única coisa que pode existir é aquilo que está acontecendo agora. O que já passou, acabou; o que ainda não chegou não pode existir porque não é presente. Portanto, tanto faz: seja para o espírito ou para o ser humano, a única coisa que pode existir é o filminho que está passando no momento atual.

Frente a isso, você me pergunta: como fica a memória que é conhecida cientificamente? Da mesma forma que é tratada hoje.

O que é a sua memória? Para vocês se trata de um arquivo de informações sobre o que passou. Mas, me responda: onde ela está? Como se faz para aparecer? Você é capaz de acessar a tudo que viveu? Acho que não.

Se a resposta a todas estas perguntas for às vezes sim e outras não, isso quer dizer que a memória não existe. O que realmente existe, e que é chamado de memória, é a lembrança do passado que pertence ao agora.

Não existe uma memória como um depósito de informações. O que existe são coisas que são lembradas a cada momento presente e às quais são atribuídas como origem a memória, mas isso não é real.

É isso que precisam entender. Mais: precisam saber que essa informação vale tanto para o espírito como para o ser humano. Somente aquilo que aparece o momento presente é o que existe para os dois.

Portanto, todo resto que é imaginado como guardado na memória, não está arquivado em lugar algum. É algo que será criado em diversos momentos para gerar lembranças do passado.

Vamos continuar com suas questões …

Compartilhar