O cenário da vida, apesar de não imaginarem assim, é estático.

A movimentação que a mente confere às coisas geradas pela percepção e pela forma, que chamarei de enredo da vida, é gerada por mais dois elementos que se agregam ao ser depois do advento: as formações mentais e as sensações ou sentimentos. São as ações desses dois agregados que conferem uma movimentação àquilo que possui forma e por isso é percebido.

A partir de tudo isso, posso dizer que a vida de cada ser humanizado nada mais é do que formas que são percebidas e para as quais são criadas histórias através do pensamento. Para essas são atribuídos valores sentimentais pelo agregado sensação.

Aí está a sua vida. Tudo que participa enquanto se imagina vivo surge a partir da ação desses agregados ao invés de surgirem externamente como imagina.

A formação mental tem ainda mais uma função que faz parte do enredo da vida: a de criar a consciência de existir o que é criado pela forma e percepção.

Você é exposto às formas e percepções, mas só acredita que elas são reais porque a formação mental afirma isso. Se não houvesse uma formação mental criando a consciência de existir, o que é criado pela forma e percepção não existiria.

Através dessa criação, a formação mental vai criando enredos para a vida: o seu carro, a casa dos outros, a certeza do que viu, etc. Sem uma formação mental que gere uma consciência, só existiria formas sem sentido. A vida não teria um enredo.

Faltou falarmos do agregado memória. Vamos fazer isso agora.

A vivência da ação dos agregados, ou seja, o fato de imaginar que aquilo que eles criam está acontecendo externamente leva a mente a gerar verdades e realidades sobre o cenário e o enredo da vida. Essas informações são armazenadas naquilo que chamam de memória. Ou seja, tudo o que se lembra de ter vivido ou não, na verdade nada mais é do que uma ação do agregado formação mental com o que foi percebido e não a lembrança de uma realidade.

As informações que são criadas pelo agregado memória servem para justificar os valores que a formação mental cria. Por exemplo: você só sabe que está nesse ambiente porque a sua memória cria a ideia de já ter conhecido esse espaço e o rótulo que se dá a ele: minha casa, lugar de encontros, etc. Se a memória não criasse essas informações, apesar de ter a consciência de estar aqui, não saberia onde está e o que é o aqui que está consciente de estar.

Eis aí, portanto, como se forma cada instante que você vivencia. Apesar de ser a verdade, você acredita que existe um ser externo que está falando e outro ouvindo. Isso não é real.

O que está acontecendo aqui e agora é a ação do agregado forma e percepção criando um cenário onde existe quem ouve, quem aparentemente está falando e todas as demais pessoas que podem ser percebidas. Além disso, o agregado formação mental está criando um enredo para esse momento: o que você imagina estar ouvindo. Mais: propõe uma sensação (sentimento, emoção) para o que imagina estar ouvindo.

Tudo o que a razão cria através da ação dos agregados é justificado por informações que estão sendo criadas na memória. São elas que justificam o critério de real que a mente está aplicando ao que está sendo vivenciado.

É a soma de instantes semelhantes a esse que acabamos de descrever que vocês chamam de vida.

Compartilhar