Podem os Espíritos degenerar?

Não; à medida que avançam, compreendem o que os distanciava da perfeição. Concluindo uma prova, o Espírito fica com a ciência que daí lhe veio e não a esquece. Pode permanecer estacionário, mas não retrograda.

Vamos entender essa afirmação, que muitos aqui já ouviram, direitinho, pois se não vamos compreender, como muitos compreendem, que Jesus morreu para pagar nossos pecados. Isso seria o mesmo que dizer que ele nos deu uma folha em branco assinada para fazermos o que quiser.

Saber que o espírito não retroage não deve levar o ser humanizado compreender que é como se alguém tivesse dado uma folha em branco de cheque assinada e que por isso pode gastar o quanto quiser. Isso não é realidade.

O espírito nunca retroage: essa é a informação. Agora, durante a encarnação o espírito, hora humanizado, pode retroagir.

A informação de que o espírito não retroage não deve ser compreendida como se ele jamais pudesse retroagir. A compreensão deve ser: ao findar a encarnação o ser universal vai estar no mesmo nível de evolução espiritual de quando a começou.

Veja bem. O ensinamento desse texto refere-se ao espírito com ‘e’ maiúsculo. Em O Livro dos Espíritos quando isso acontece quer dizer que se refere ao espírito fora da carne.  Sendo assim, posso dizer que o espírito fora da carne, na sua existência espiritual, não retroage. Só que durante a vida carnal pode reunir débitos que terá que pagar até voltar ao estado de quando iniciou a encarnação.

Essa é a primeira informação a respeito desse tema: o espírito não retroage, mas durante a encarnação pode retroagir e terá que acabar a encarnação sem esse retrocesso.

Isso é importante entendermos, pois alguém pode imaginar que já que ele não vai retroagir, pode aproveitar essa vida e fazer todas as besteiras possíveis. Se isso acontecer, retroagirá temporariamente e terá que expurgar todo o retrocesso até retornar à sua própria realidade.

Participante: é possível o espírito encarnado retroagir, ou seja, depois de adquirir uma certa evolução ter um pensamento inferior? 

Sim, é possível.

Veja: a provação ocorre a cada segundo. Por isso, em um momento você pode avançar, em outro recuar.

Isso é até muito comum. Na verdade, o que vai contar para o espírito é a média dos resultados obtidos até o final da encarnação.

Participante: quando se entra nesse processo de elevação, o ego pode nos sabotar? Podemos nos sentir mal, sem vontade de fazer muitas coisas? Dá vontade de se recolher mais?

São muitas perguntas de uma vez só. Vamos responder uma de cada vez.

O ego pode lhe sabotar? É para isso que ele existe.

Digamos que o ego é o diabo, que vive para lhe tentar. Por isso vai estar sempre tentando, ou seja, criando a sua prova.

Podemos nos sentir mal? Se você escolher se sentir mal, se sentirá assim. É você, o espírito, que escolhe como se sentir durante as provações. Também pode escolher não se sentir mal.

Sem vontade de fazer muitas coisas, de se recolher mais? Essa vontade é sinal de, vamos dizer assim, evolução espiritual. Ocorre quando você encontra a paz.

Saiba que riso forçado não é sinal de felicidade, mas sim de bobeira. Rir muito não quer dizer que é elevado, pois muitos estão mortos por dentro e rindo por fora.

Na verdade, quando você alcança um estágio onde a sua intenção é estar sempre mais reservado, estar sempre mais voltado para dentro, posso dizer que está evoluindo.

Compartilhar