Denn Pires

O Diabo e os demônios conhecem nossos pensamentos?

Por Denn Pires há 2 semanas

O Diabo e os demônios ou espíritos das trevas ou espíritos malignos conhecem nossos pensamentos?

O Diabo e os demônios ou espíritos das trevas ou espíritos malignos não tem permissão de ler os pensamentos dos homens.

“Tudo o que pensamos nosso Pai Celestial sabe; e Satanás? Ele pode ler nossos pensamentos?

De acordo com as Escrituras, o único que sabe os pensamentos de todas as criaturas do universo é Deus. Vejamos: “Ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, perdoa, age e dá a cada um segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens” (1 Reis 8:39).

“O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são pensamentos vãos” (Salmos 94:11). De acordo com estes textos, Satanás não pode ler os pensamentos dos seres humanos; a Bíblia não apresenta a Satanás como possuidor da onisciência (que sabe tudo); este atributo é exclusivamente divino, ou seja, pertence somente a Deus:

“SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa. Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe” (Salmos 139:1-13).

A única coisa que o diabo pode fazer é “tentar adivinhar” o que uma pessoa está pensando, pois ele aprendeu a conhecer algumas coisas olhando a fisionomia do rosto de alguém. Só em ver o semblante da pessoa, Satanás pode perceber se está nervosa, angustiada, etc.

O Diabo também pode saber o que está em nossos pensamentos através de nossas palavras e ações. Devemos ter muito cuidado no tipo de palavras que proferimos e como agimos. Não devemos dar chance a ele para que descubra todos os nossos defeitos de caráter. Quando ele descobre nossas fraquezas, passa a trabalhar em cima delas a fim que nos induza a pecar. Ele monta uma grande estratégia a fim de tentar nos pegar nos pontos fracos; e no momento em que ‘mostramos a ele’ nossos pontos fracos, mais chances damos às trevas para serem usadas contra nós.

Observe o seguinte texto de uma escritora cristã: “O adversário das pessoas não tem permissão de ler os pensamentos dos homens; é, porém, perspicaz observador, e nota as palavras; registra-as e adapta habilmente suas tentações de modo a se ajustarem ao caso dos que se colocam em seu poder. Caso trabalhássemos para reprimir os pensamentos e sentimentos pecaminosos, não lhes dando expressão em palavras ou ações, Satanás seria derrotado pois ele não poderia preparar suas especiais tentações para adaptar ao caso. Mas quantas vezes, por sua falta de domínio próprio, professos cristãos abrem a porta ao adversário das pessoas!”1

A maravilha do evangelho é que podemos obter a vitória através do salvador Jesus Cristo: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16 ).

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaías 41:10 ).

Deus está ao nosso lado, nos fortalecendo constantemente; basta usarmos essa força que Ele nos coloca à disposição: “Ou que homens se apoderem da minha força e façam paz comigo; sim, que façam paz comigo” (Isaías 27:5). Apesar de Deus nos ajudar a vencer, inclusive os nossos maus pensamentos, isto não quer dizer que não tenhamos de fazer nossa parte. Devemos purificar nossos pensamentos, a fim de que não façamos ou falemos coisas erradas para que Satanás não tenha ainda mais armas para usar contra nós:

“Precisamos de um constante senso do enobrecedor poder dos pensamentos puros, e da danosa influência dos pensamentos maus. Ponhamos nossos pensamentos em coisas santas. Sejam eles puros e verdadeiros, pois a única segurança para qualquer pessoa é o pensar correto. Devemos usar todos os meios que Deus pôs ao nosso alcance, para o governo e o cultivo de nossos pensamentos. Devemos pôr a mente em harmonia com a mente divina.”

A purificação dos pensamentos; uma comunhão com Deus tão profunda a ponto de nossa vida ser plenamente Dele – é o que mais necessitamos. Ore a Deus; tenha certeza de que, mesmo orando em pensamentos, Ele irá atender-lhe. Creia no Eterno Senhor; aceite a Jesus como seu Salvador. Fazendo isso, sua vida será outra e sua vitória será certa encima do Diabo e os demônios ou espíritos das trevas ou espíritos malignos.

Por isso, blinde a sua vida contra os males espirituais. Busque a presença de Deus e faça parte do domínio dele.

Amem!!