Denn Pires

O que a Bíblia diz sobre discussões no casamento?

Por Denn Pires há 5 meses

O que a Bíblia diz sobre discussões no casamento?

As discussões no casamento são uma realidade que a Bíblia reconhece e ajuda a resolver. Todo casal normal discute mas a discussão não precisa levar ao pecado nem ao fim do casamento. A Bíblia ajuda a lidar bem com discussões no casamento.

As discussões no casamento acontecem porque cada pessoa é diferente. Sempre vai haver algum atrito com outras pessoas. Quando duas pessoas vivem juntas, precisam aprender a superar as diferenças. A forma como lidam com as discussões pode separar um casal ou torná-la mais unida.

Para resolver uma discussão no casamento, é importante:

Se acalmar

Muitas discussões ficam fora de controle porque as pessoas ficam exaltadas e dizem coisas sem pensar, machucando o cônjuge . Gritos e insultos não vão ajudar a resolver o conflito. Quando você está irritado, morda a língua e respire fundo antes de falar (Efésios 4:31-32).

Palavras ditas sem pensar podem transformar uma conversa saudável em uma briga feia. Mas palavras brandas podem acalmar uma briga e torná-la em uma conversa sensata (Provérbios 15:1).

Enfrentar o problema

Uma discussão significa que há um problema que precisa ser resolvido. Correr não é a solução! Se não for resolvido, o problema só vai ficar pior. A Bíblia diz que devemos resolver os problemas no mesmo dia que surgem (Efésios 4:26-27). Enfrentem o problema logo, antes que fique ainda mais difícil de resolver.

Se perguntem:

Qual é o motivo real dessa discussão?

Quais foram as ações ou as palavras que causaram a discussão? Por que foi?

Como cada um se sentiu?

Como podem resolver o problema? O que cada um pode mudar?

Perguntas como essas ajudam a resolver o problema. Procurem conversar com amor, em vez de lançar acusações. Falem a verdade em vez de esconder por trás de desculpas fracas (Efésios 4:25).

Perdoar e pedir perdão

Todos cometem erros. Todos precisam de perdão. No casamento, os dois vão fazer coisas que não deviam e provocar discussões. Quando isso acontece, peçam perdão e se esforcem para mudar seu comportamento. O cônjuge machucado também deve oferecer perdão.

Assim como Deus perdoou seus pecados, você deve perdoar quem peca contra você. Quem ama perdoa (Colossenses 3:13-14). Apenas o perdão pode libertar do ressentimento. Não guardem rancor contra as ofensas do passado.

Orar

Pedir a ajuda de Deus é essencial. Deus deve estar no centro do casamento, guiando e ajudando o casal. Apenas com a ajuda de Deus cada um pode mudar para ficarem mais unidos. A comunhão com Deus é a chave de um bom casamento.

Atenção! Resolver o problema das discussões no casamento é uma coisa que os dois precisam fazer juntos. Casamento é trabalho de equipe. O trabalho todo não pode ser feito só por um. Os dois precisam estar prontos para mudar e melhorar o relacionamento. Cada um deve dar seu melhor pelo casamento.

Amem!!