Aldo Pereira

Você não é o "humano"

Por Aldo Pereira há 4 dias

Livro dos Espiritos 141. Há alguma coisa de verdadeiro na opinião dos que pretendem que a alma é exterior ao corpo e o circunvolve?

Na verdade a pergunta de Kardec quer dizer: a alma, que está fora do corpo, o envolve?

A alma não se acha encerrada no corpo, qual pássaro numa gaiola.

Veja que grande informação: a alma não está encerrada no corpo como passarinho na gaiola. A partir disso posso afirmar: encarnar não é habitar um corpo, estar preso dentro do corpo, mas sim estar ligado a um.

O espírito não está necessariamente preso ao corpo, dentro dele: está ligado a ele. Isso é muito importante entendermos, pois a partir do momento que isso for consciente, nós, espíritos podemos até atravessar uma parede. Hoje não conseguimos atravessar uma parede porque queremos levar o corpo junto.

Mas, a resposta a esta questão tem ainda outras partes. Vamos vê-las.

A alma se Irradia e se manifesta exteriormente, como a luz através de um globo de vidro, ou como o som em torno de um centro de sonoridade. Neste sentido se pode dizer que ela é exterior, sem que por isso constitua o envoltório do corpo. A alma tem dois invólucros. Um, sutil e leve é o primeiro, ao qual chamas perispírito, outro, grosseiro, material e pesado, o corpo. A alma é o centro de todos os envoltórios, como o germem em um núcleo, já o temos dito.

O corpo físico vem depois do perispírito.

O perispírito é o primeiro corpo. Por isso posso afirmar, que mesmo encarnado, o corpo do espírito é o perispírito. Sendo assim, o que vocês chamam de corpo (o humano), nada mais é do que uma roupa que se coloca em cima do perispírito, como aliás já havia falado.

Isso precisa ficar bem claro, porque vocês dizem que são a mão, a cara, os braços, mas estas coisas não são nem o seu corpo, que dirá você mesmo. São apenas elementos de uma roupa.

Espiritualismo ecumênico universal

Aldo Pereira

Objetivo do espiritismo

Por Aldo Pereira há 5 dias

Aí está, segundo o espírito da verdade, o objetivo do espiritismo.

   799. De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso?

       — Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz os homens compreenderem onde está o seu verdadeiro interesse. A ‘vida futura não estando mais velada pela dúvida, o homem compreenderá melhor que pode assegurar o seu futuro através do presente. Destruindo os preconceitos de seita, de casta e de cor, ele ensina aos homens a grande solidariedade que os deve unir como irmãos.

DESTRUIR O MATERIALISMO.

Aldo Pereira

Quem é você?

Por Aldo Pereira há 6 dias

Vocês não sabem nem quem são vocês, como saber onde chegar? É preciso antes aprender a se reconhecer para só depois saber o que fazer e, posteriormente, conseguir realizar a elevação espiritual. O auto reconhecimento necessário para o trabalho da reforma íntima só estará completo quando houver a compreensão de que você é a inteligência que habita o corpo. Que você é o que a ciência chama de mente: a capacidade de observar, raciocinar e armazenar informações. Isso é o espírito, isso é você. Portanto, ao invés de se preocupar em fazer a unha, limpe a mente; ao invés de se apegar à necessidade de andar na moda, coloque a mente na moda espiritual; ao invés de cobrar o tomar banho, preocupe-se em lavar-se por dentro.

É por causa deste tipo de ensinamento que os modernos espiritualistas compreendem que Cristo não é apenas o modelo de candura, como até hoje é conhecido, mas sim um mestre da arte de raciocinar. Ele, que bem compreendia quem era junto ao corpo, teve como missão ensinar uma nova maneira raciocinar, transmitir novas bases para a compreensão da vida. Esta é a verdadeira Boa Nova que ele veio trazer.

Espiritualismo ecumênico universal

Aldo Pereira

Espírito não "classifica" espírito.

Por Aldo Pereira há 1 semana

Anjo, serafim, arcanjo, mentor, amparador, santo, tudo isso são nomes criados por vocês. Os espíritos não são diferenciados entre si. Eles não se diferenciam. São aqueles que ainda estão distanciados do Pai é que gostam de dar nomes, de criar classes para espíritos. Aqueles que possuem elevação moral não separam a espiritualidade em classes. Se agissem assim, eles estariam sendo prepotentes; estariam dizendo que são melhores do que os outros. Se fizessem isso, deixariam de ser perfeitos.

Sendo assim, qualquer apelido que vocês queiram dar aos espíritos – anjos, santos, mentores, mestres ascensionados ou superior – é só apelido que você precisa para compreender o Universo. Na realidade não existem estas separações: todos os espíritos são iguais. Digo assim porque evolução não é conquista para se estar à frente de alguém, mas sim a libertação de coisas velhas. Sendo assim, ninguém conquista evolução, mas os outros é que ainda permanecem individualistas.

Por isso, posso dizer que que eles não são diferentes de vocês. Vocês podem estar diferentes deles, mas eles não se consideram diferentes de vocês.

Isso precisa ficar claro para entendermos que Cristo não se acha um ser estupendo, perfeito, longe dos outros. Que São Miguel se acha que maravilhoso.

Não, tal pensamento não existe entre os espíritos elevados, porque a humildade é muito presente neles para deixar existir isso

Espiritualismo ecumênico universal

Aldo Pereira

Até seus segredos mais íntimos!

Por Aldo Pereira há 1 semana

Tudo aquilo que você se reserva através daquilo que chama de individualidade, é conhecido do mundo espiritual.

Suas verdades profundas, aquilo que você não fala para ninguém, as suas intenções: tudo isso está aberto para todo o mundo espiritual. Eu diria que a sua vida é um livro aberto. Mais que aberto: é um livro comentado.

Todos podem, desde que o que vive lhes chame a atenção, ou seja, desde de que Deus direcione a atenção deles para você, podem saber tudo sobre o seu mundo íntimo e externo. Isso é fundamental ser sabido por aquele que quer aproveitar a encarnação.

Existem muitos que brincam de buscar a elevação espiritual, ou seja, acham que nesse processo podem amar algumas coisas ou pessoas ao invés de amar a tudo. Acham que amando apenas o que querem e gostam podem enganar o mundo espiritual dizendo que realizaram a reforma íntima. Mas isso não dá certo. O mundo espiritual como um todo sabe de tudo que você faz e conhece a intenção com que faz.

Você acha que ninguém está lhe olhando, que ninguém sabe o que está fazendo, mas todo mundo espiritual está lhe observando. No entanto, eles não observam o que está fazendo, mas sim a intenção com a qual vivencia o que acontece. Eles observam a intenção e as emoções que são colocadas nas coisas que acontecem.

Por mais que diga que está amando, eles se interessam em observar como isso acontece. Observam se você ainda quer dominar o próximo através desse amor, muda-lo levando-o a ser como quer e ele seja. Na realidade, o mundo espiritual sabe se você é um ditador, apesar de parecer para os seres humanos como um homem bonzinho, como uma pessoa boazinha.

Então, cuidado com o que faz, ou melhor, cuidado com a intenção que coloca no que vive. Busque sempre amar incondicionalmente, pois aí não corre o perigo de estar fora do universalismo.

Espiritualismo ecumênico universal

Aldo Pereira

Ninguém vê espíritos.

Por Aldo Pereira há 1 semana

0088 - Os Espíritos têm forma determinada, limitada e constante? Para vós, não; para nós, sim. O Espírito é, se quiserdes, uma chama, um clarão, ou uma centelha etérea.

O Espírito da Verdade afirma que o espírito não tem forma.

A partir desta afirmação pergunto: alguém aqui já viu um espírito? Tem muitas pessoas que afirmam que sim, mas que espírito é esse que elas veem, se o ser espiritual não tem forma? Como pode se ver alguém com dois braços, duas pernas, cabelo, boca e olhos se o espírito não tem forma?

Na verdade quando acontecem estas percepções, o que está sendo visto não é o espírito, mas o perispírito. Espírito é luz, luminosidade e não pode ser percebido através de formas.

É isso que precisamos entender, pois quando tivermos esta consciência, certas passagens bíblicas ficam claras. Por exemplo: ninguém acende uma lamparina para esconder dentro do armário.

A partir da consciência sobre o que é o espírito, o que esta citação quer dizer? Que ninguém faz um espírito brilhar para escondê-lo. Ele é colocado no ponto mais alto e serve de guia para os outros. É isso o que esta passagem quer dizer.

Além do mais, compreendendo o que esta resposta afirma, devemos parar de dizer que se viu um espírito. Não, nenhum ser humanizado vê um espírito, mas sim o perispírito que envolve o ser.

O perispírito é o corpo espiritual. Foi ele que foi percebido por quem diz que vê espíritos, mais nada. O espírito realmente, nenhum ser humanizado vê.

O que este ser pode fazer é sentir a luminosidade do espírito, mas esta ainda não é ele, assim como a luz da lâmpada não é a lâmpada. A luminosidade não é o espírito, mas o seu brilho, uma emanação dele.

Espiritualismo ecumênico universal

Aldo Pereira

"Deus é a inteligência suprema"

Por Aldo Pereira há 1 semana

Inteligência é a capacidade de perceber, analisar e armazenar percepções. Quando o Espírito da Verdade diz que Deus é a Inteligência Suprema, quer dizer, então, que o Senhor é aquele Ser do Universo que é capaz de analisar perfeitamente tudo o que se passa.

Cristo ensinou: Deus conhece tudo. Krishna ensinou: Eu sei tudo o que acontece. Deus sabe tudo o que acontece e tudo que Ele analisa se transforma em uma Verdade Absoluta, porque é resultado de uma análise perfeita.

Podemos, então, dizer que Deus é a Verdade, a Perfeição, a Realidade. Se Deus tem a capacidade suprema de analisar todos os acontecimentos que faz com que o resultado dessa análise seja uma Verdade Pura, Deus é a Verdade Pura e só Ele o é. Você quer saber o que é Deus para o Universo? Ele é a Verdade, a Realidade do Universo. O Senhor não é simplesmente um Ser que está presente no céu, mas é a Realidade, o que existe de Verdadeiro.

Sendo Deus o que existe de Verdadeiro, todo o resto é falso, ou melhor, ilusório, relativo. Esta é a conclusão que se tem que chegar quando se estuda esta pergunta de O Livro dos Espíritos: tudo que não for Deus, que não for oriundo do Pai, é falso, ilusório, verdade relativa, não uma Verdade Absoluta. Só para compreendermos perfeitamente o ensinamento, uma Verdade Absoluta ou Universal precisa ter dois aspectos. Primeiro: ser universal, ou seja, valer para todos, ser igual para todos. Segundo: ser eterna, ou seja, nunca se mudar. Essas são as duas características da Verdade Universal ou Absoluta e, portanto, são duas características de Deus.

Espiritualismo ecumênico universal

Aldo Pereira

De todas as coisas

Por Aldo Pereira há 2 semanas

Kardec - o que é Deus?

- A inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.

Essa resposta do espírito da verdade, livro dos espíritos, é o ponto de partida para quem pretende entender a relação do ser universal ( espírito ) com o universo. A resposta poderia ser, de algumas coisas, dos planetas, daquilo que entendemos por vida, mas não, ele é categórico : De TODAS as coisas. Todas é todas, não isso e não aquilo. Tem mais. Deus é a inteligência suprema. Deus é e ponto final. Ele não possui a inteligência suprema, mas é. Esses dois pontos fazem toda a diferença. Se achamos que alguém é capaz de fazer ou alguma coisa é capaz de "se fazer", conflitamos com o ensinamento e diminuímos a inteligência, que deixa de ser suprema e principalmente de ser a causa. 

Partido da resposta, seria importante assimilar essa informação e a partir dela ter a compreensão, por mais difícil que seja ( pela nossa inteligência limitada ) que tudo parte de Deus, pois do contrário ele deixaria de ser a causa e acaba fazendo com que o restante do livro não tenha sentido. Mais ou menos assim: Ou se tem a convicção que tudo bem de Deus e daí seguimos aprendendo, ou paramos já na primeira pergunta.

Para finalizar, deixo esse comentário de Allan Kardec:

Comentário de Kardec: A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza intima de Deus. Na infância da Humanidade, o homem o confunde muitas vezes com a criatura, cujas imperfeições lhe atribui; mas, á medida que o seu senso moral se desenvolve, seu pensamento penetra melhor o fundo das coisas e ele faz então, a seu respeito, uma idéia mais justa e mais conforme com a boa razão embora sempre incompleta

"EMBORA SEMPRE INCOMPLETA"

Aldo Pereira

Começou a peneira

Por Aldo Pereira há 2 semanas

.Espírito nenhum, que tenha uma boa intenção e coerência aos parâmetros crísticos, vai resolver a tua vida. Resolvan-se. Você tem uma pausa para reflexão não só sobre a sua casca, mas sobre essência, sobre oque ela quer e oque ela é e não sobre oque sua casca quer para se manter. O ser humano deve sossegar-se pelo que é, não manter-se pelo que está. A justiça, é a paciência do bem, que conclui que um todo infinito está sempre em harmonia. Se a justiça não educar, onde ficará a esperança das pessoas? O futuro está em todo piscar de olhos que você dá. Quantos piscar de olhos você já deu hoje? Almeje que cada piscar seja em paz e o teu futuro se fará próximo. Oque nos leva ao futuro é transformar velhos conceitos. O bom médium liberta-se da adoração para com os seus mentores. Quem idolatra, não é puxa saco, é carente, é doente. O problema é vocês não viverem a vida de vocês! Deixem os mentores quietos. Peguem a pazinha e a vassoura e mãos a obra. A lixeira não está mais no lado de fora, mas dentro. Deus é a simplicidade mais complexa que existe. Ama-te por ti mesmo. Para todo lugar que você for, só encontrará as referências que a sua essência nutre. A peneira já começou e não é a espiritualidade que escolhe, mas você faz a sua escolha. As pessoas não admitem que um preto velho, escravo, ignorante fale dessas coisas. Ele é o meu paizinho, ele tem que ser assim, burro, ele veio para aturar as minhas mazelas. É meu saco de despojo. Tem gente que lê um monte que livro e se acha espiritualizado. São postes por dentro e agem de uma forma podre.

Aqueles que falam bonito, sabem sabem, sabem, mas agem diferente, vão ranger os dentes, na carne e no espírito. É a justiça, meu neto. Não a justiça de fora, mas acredito dentro. A justiça é a paciência do bem, que conclui: 

"Que um todo infinito está sempre em harmonia"

*Benedito de Aruanda.

Aldo Pereira

Quer perder? Lute contra a vida.

Por Aldo Pereira há 2 semanas

Para ser feliz é preciso viver o que tem para hoje, sem complicar, sem querer saber se aquilo é bom o mal, certo ou errado, bonito ou feio, limpo ou sujo. Nada. ‘Isso é o que tenho; acabou’.

Estão precisando fazer as pazes com a vida, porque até agora não viveram. Até agora lutaram contra a vida tentando transformar no que acontece no que não está. Na hora que entenderem que não vivem a vida, mas lutam o tempo inteiro contra ela tentando transformá-la no que não é, poderá, então, parar de lutar e ser feliz, viver.

Além de tudo, lutar contra a vida é uma luta inglória. Se através dela conseguisse se impor, fazer acontecer o que quer, não falaria nada. Só que jamais conseguem, não é mesmo? A vida sempre segue seu curso, independente do que você quer.

Você vai morrer nessa batalha. A vida foi feita para ser vivida, não para se criar nada. Viva: é só isso que tem para fazer. Não importa o que esteja ocorrendo, qual o problema, o prejuízo que ela lhe traga: apenas viva ...

Lembre-se que alguma coisa só será um prejuízo se você declarar que foi. Se não declarar que perdeu, jamais perderá nada, mesmo não tendo mais.

A coisa mais simples do mundo, é viver. Você não precisa fazer nada para isso.

Espiritualismo ecumênico universal